| INTEGRAÇÃO EQUIPE/ALUNOS |
RESUMO...
PROJETO:
MATEMÁTICA SEM PROBLEMAS
É preciso acreditar e por em prática que ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nesse sentido, os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação na aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização, aumentando as interações com outras pessoas e também colocar em pratica o objetivo proposto para a disciplina de matemática.
Segundo os PCNs, “um dos objetivos do ensino da matemática é resolver situações-problemas, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis”.
PROJETO:
HIGIENE É BOM E EU GOSTO
Como é possível, dentro das condições concretas da escola, contribuir para que os jovens e adolescentes percebam as consequências que a falta de higiene praticadas nas ações podem prejudicar o ambiente em que vivem, estudam?
Dentro dessa perspectiva, o presente projeto vem trabalhar um conjunto de ações integradas com professores do Ensino fundamental II, desenvolvendo junto aos educandos ações que possam solucionar os problemas da falta de higiene com o local de trabalho, com o próprio corpo e com a mente.
Assim, os educadores estarão sensibilizando os educandos para a importância da higiene, de forma geral como fatores essenciais para a saúde humana e do meio ambiente.
PROJETO:
LEITURA: UMA PORTA PARA O MUNDO
Pensando em preparar o cidadão para as exigências da sociedade, a qual demanda gente capaz de usar a escrita para construir conhecimentos e se expressar de forma melhor como também melhorar o desempenho dos alunos do ensino fundamental, principalmente os de 5ªe 6ªséries, é que a equipe da Escola Municipal Antônio Sampaio Santos propõe o presente projeto que pretende envolver toda a comunidade escolar e, em especial os alunos de 5ª e 6ª séries, oportunizando a clientela dessa instituição a serem leitores e escritores ativos e reflexivos. Nesse sentido, Solé diz que “o leitor ativo é aquele que processa e atribui significado àquilo que lê”.
Já Laiola diz que: “Ler não é decifrar, como um jogo de adivinhações, o sentido do texto. E, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relaciona-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou revelar-se contra ela, propondo outra não vista.”
PROJETO:
CULTURA AFRO-BRASILEIRA
O referido projeto vem atender os propósitos expressos na indicação da Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, assim como promover uma releitura da História do mundo africano sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros.
A Lei em si não basta, é preciso que modifiquem o ensino aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
Nesse sentido, a escola vê a necessidade de desenvolver um trabalho que leve nossos alunos a reconhecer a importância dos negros em suas diversas faces. Sendo assim, a Escola Municipal Antônio Sampaio Santos, estará desenvolvendo durante o ano de 2010, o projeto “Cultura Afro-Brasileira”, com ações pedagógicas significativas que enfatizem o tema em questão.
PROJETO:
COPA! A ESCOLA ENTRA EM CAMPO.
O maior evento esportivo da Terra, que começa no dia 11 de junho na África do Sul, é um excelente ponto de partida para contextualizar a magia do futebol nas diversas disciplinas do ensino fundamental.
E, com este sentimento de orgulho e amor pelo Brasil, não é diferente nas crianças e adolescentes. A escola também se prepara e se motiva com esse grande evento, visto que é uma instituição social que aborda e vivência temas sociais.
Como afirma Freire: A escola cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola de produção comum do saber e da liberdade, é uma escola que vive a experiência tensa da democracia.
Assim, o esporte está intimamente ligado à educação por trazer no bojo, um arsenal de conhecimentos que permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competência necessárias para a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais, procedimentais e a viver bem socialmente. Dessa forma os alunos ganharão uma nova motivação no processo da aprendizagem.
PROJETO:
FAZENDO ARTE CANTANDO...
DANÇANDO...
REPRESENTANDO...
PINTANDO.
A arte tem um poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei nº 9.394/96), no artigo 26, inciso 2º, dispõe que “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”