Projeto do semestre


Tema:


   VALORES: SE LIGA EM VOCÊ!

JUSTIFICATIVA

Talvez a palavra ética nunca tenha freqüentado tanto vocabulário dos brasileiros quantos nos últimos anos. Não restam dúvidas que há consenso no cidadão de que os valores estão se degradando e / ou se modificando pela emergência de novos valores. Essa instabilidade ou mesmo perda de referencial pode se definir como uma “crise de valores”. Segundo Madalena Freire: “A ética é a matéria que nos leva a refletir a respeito do que fazemos com a vida e já que estamos vivos, temos a obrigação moral de fazer com que vida mereça ser vivida que seja digna. Uma vida é feita de relações viver com dignidade implica dá valor ao que é humano, aceitar e respeitar o outro”.
Quando na escola, aprende a aceitar e a respeitar outro, exercita-se a liberdade responsável, convive-se com a justiça e busca-se o entendimento pelo diálogo, aprende-se a dar valor ao que é humano.
Pois, os valores não surgem na vida em sociedade como um trovão no céu. São construídos na vida familiar.  Na convivência  humano , no trabalho , nas escolas , nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações locais. Conhecê-los, compreendê-los e praticá-los é uma questão fundamental da sociedade atual.
Então, a responsabilidade pela educação em valores humanos, será sempre em conjunto com os pais e a escola. Os dois ambientes precisam incentivar o diálogo, a criatividade. Mas enquanto família e escola continuarem limitando  a idéia e educação  como apenas forma de adquirir conhecimento, priorizando a aquisição de  informações em detrimento da formação do caráter, ou seja, desenvolvimento de virtude, valores humanos, como bondade , compreensão , amor , solidariedade , verdade , paz  , respeito e alegria.
Sendo assim, a Ecola Municipal Antonio Sampaio Santos preocupada em despertar nos educandos atitudes de cidadania e ética, partindo de “valores: se liga em você” ,tem o intuito de chamar a atenção  para os valores  humanos ,justamente porque s deixou  de lado estes parâmetros  que regem a convivência harmônica. Portanto caberá a esta instituição de ensino a missão de trabalhar valores no âmbito do desenvolvimento moral dos educandos, visto que, o ser humano traz em si, potencialidades a serem desenvolvidas e transformadas.



OBJETIVO GERAL:

Resgatar no ambiente escolar os valores humanos, promovendo a boa convivência e percebendo a importância dos mesmos para construção de uma sociedade mais justa. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


·        Participar de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração;
·        Sinalizar os principais valores humanos para a boa convivência em grupo;
·        Valorizar o espírito de solidariedade;
·        Compreender a importância de vivenciar os valores humanos no cotidiano escolar;
·        Promover mudanças de atitudes;
·        Respeitar a autonomia do outro;
·        Perceber e respeitar diferentes pontos de vistas na situação de convívio;
·        Integrar professores e alunos por meio de desenvolvimento de atividades interdisciplinares no contexto da comunidade escolar;


OPERACIONALIZAÇÃO:


Cada disciplina trabalhará um valor, enfatizando a sua importância:

Língua Portuguesa - responsabilidade
Matemática e Desenho – Organização
História – paz
Geografia – respeito
Ciência – limpeza
Religião – amor
Artes - união
Inglês – solidariedade
Educação Física – cooperação

Conforme definido nos PCNs  os procedimentos são conteúdos que se referem a como atuar para atingir um objetivo e requerem  a realização de uma série de ações  de forma  ordenada e não aleatório.
Nesse sentido, as disciplinas devem contemplar aprendizagens que permitam efetivar o princípio de participação e o exercício das atitudes e dos conhecimentos adquiridas. O aprendizado é longo e processual. Aprende-se a praticar ações cada vez mais complexas, com maior autonomia e maior grau de sociabilidade, cabendo ao professor despertar tais habilidades nos educandos.
Assim, será proposto para as disciplinas:

·        Abertura do projeto:
·       O professor fará a dinâmica dos sentimentos em sala no  dia.........
·        Leitura de livro paradidático. Sugestão: Se liga  em você e outros;
·        Leitura e trabalho com frases, histórias relacionando com o tema (material  xerocado);
·        Uso de dinâmica;
·        Trabalhar com músicas, textos, jogos e poesias relacionados aos temas abordados;
·        Confecção de atividades diversificadas, artes plásticas;
·        Construção de poesias e parodias;
·        Dramatização envolvendo os temas;
·        Organização de coreografias com músicas, etc.

Logo, espera-se que no final do trabalho proposto, os alunos sejam capazes de analisar, após orientação do professor, situações que vivenciam dentro e fora da escola e / ou divulgadas pela mídia, detectando o que pode causar a ausência desse valor avaliando-os e contrapondo-os as ao resgate dos mesmos afim de uma melhoria na mudança de atitude.
Observação: Cada professor trabalhará o seu tema uma aula por semana.

AVALIAÇÃO


Ao colocar a possibilidade da avaliação de atitudes não se pode deixar de salientar da atuação da escola nessa formação. Vale lembrar que a educação não pode controlar todos os fatores que interagem na formação do aluno e não se trata de impor determinados valores, mas de ser coerente com os valores assumidos e de permitir aos alunos uma discussão sobre eles.
Embora se possa saber como, quando e onde intervir e que essa intervenção produz mudanças, sabe-se também que tais mudanças não dependem apenas das ações pedagógicas. As atitudes das crianças não dependem unicamente da ação da escola, mas têm intrincadas implicações de natureza tanto psicológica quanto social, nas relações de vida familiar e comunitária.
Pode-se, entretanto, intencionalmente direcionar e redirecionar ação pedagógica em função dos objetivos e concepções definidas.
 Um papel essencial da avaliação será responder: “O que está sendo produzido com essa intervenção? Em que medida as situações de ensino construídas favoreceu a aprendizagem das atitudes desejadas?”.




RECURSOS

Ø DVD;
Ø TV;
Ø Retroprogetor;
Ø Textos xerocados;
Ø Livros
Ø Dinâmicas
Ø Material humano
Ø Papel ofício
Ø Mensagem




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



·        Caderno de valores humanos . 9º concurso Nacional de frases. Projeto Mec/ Nestelé  de  valorização de criança e Adolescentes, Ministério da Educação.
·        Revista Mundo Jovem . Jornal de Valores. Ano 45. Nº 375. Abril / 2007.
·        Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais. 2. Ética . Brasília / MEC ?SEF, 1997.
·        GASPARETO , Luis Antônio. Se ligue em você . 17ª edição. Fevereiro / 2001. Ed. Vida e Consciência.